Os agricultores da União Europeia estão na liderança de uma agricultura dinâmica e em constante evolução. Todos os anos, enfrentam um novo conjunto de desafios, desde rendimentos flutuantes e pressões de pragas a condições meteorológicas imprevisíveis e preços de mercado voláteis. No meio destes obstáculos, está a surgir uma onda de ferramentas e tecnologias inovadoras que prometem transformar a forma como os agricultores produzem alimentos de forma sustentável e rentável. Uma das questões mais prementes atualmente é o ambiente regulamentar rigoroso que está a afetar o número de soluções disponíveis. Gerir a pressão das pragas com menos soluções e sem alternar substâncias ativas com diferentes modos de ação pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de resistências. Por conseguinte, está a tornar-se um desafio cada vez maior. Para resolver estes problemas e garantir rendimentos elevados e qualidade superior, os agricultores precisam de novas ferramentas no seu portefólio. Estes constrangimentos provocaram um aumento no desenvolvimento de tecnologias alternativas de controlo de pragas, como as feromonas, que ajudam a manter a produtividade ao mesmo tempo que cumprem os regulamentos em evolução.
Neste contexto, as estratégias alternativas de controlo de pragas estão a ganhar importância. As soluções baseadas em feromonas oferecem uma abordagem sustentável à Gestão Integrada de Pragas (IPM), que está alinhada com as tendências regulamentares e enfatiza a sustentabilidade. Esta prática tem sido implementada com sucesso em várias culturas e espera-se que seja mais amplamente adoptada no futuro.
As soluções baseadas em feromonas, em particular a interrupção do acasalamento, constituem uma excelente alternativa aos produtos convencionais de proteção das culturas. As feromonas interrompem seletivamente o ciclo das pragas, assegurando uma eficácia a longo prazo, com uma excelente seletividade para os organismos benéficos. Quando estas tecnologias são integradas com as práticas existentes, as feromonas aumentam a eficácia global dos programas de gestão de pragas, garantindo melhores resultados para os agricultores.
Num passo ousado, a ASCENZA e a SELECTIS estão preparadas para revolucionar a gestão de pragas para os produtores de azeitona e limão no sul da Europa com a sua nova solução baseada em feromonas. Este novo produto, promete dar poder aos agricultores inovadores, proporcionando uma forma eficaz e sustentável de controlar as espécies de pragas Prays. Com apenas uma única instalação do sistema de feromonas que interrompe o acasalamento durante o período de cultivo, os agricultores podem alcançar um excelente nível de controlo de pragas. Este sistema altamente seletivo integra-se perfeitamente nos programas de Gestão Integrada de Pragas ( IPM), garantindo ótimos resultados e tranquilidade para os agricultores. A Prays oleae (traça da azeitona) e a Prays citri (traça da flor dos citrinos) são pragas importantes que afectam o rendimento e a qualidade da agricultura. A Prays oleae tem como alvo as oliveiras, causando o esgotamento das flores e a queda dos frutos, com taxas de danos que variam entre 2-5% nas flores e 0,8-5% nos frutos. A Prays citri afecta principalmente as culturas de citrinos, causando danos nas flores, botões e frutos, levando a perdas de rendimento até 30-40% em infestações graves. Ambas as pragas levam à redução da qualidade dos frutos e a perdas económicas para os agricultores.
Ao adotar tecnologias inovadoras como as soluções baseadas em feromonas, os agricultores podem manter níveis de produção consistentes, proteger as suas culturas de danos e adaptar-se às circunstâncias em mudança. Esta solução é essencial para a sustentabilidade a longo prazo, a viabilidade económica e a segurança alimentar. As práticas sustentáveis de gestão de pragas permitirão aos agricultores satisfazer a crescente procura global, mantendo a sustentabilidade ambiental e económica.
Este novo produto de feromonas resulta de uma parceria entre a ASCENZA/SELECTIS e a AoMidori Biocontrol.
Victor Notivol, Diretor Geral da AoMidori Biocontrol, declara que “Estamos entusiasmados por anunciar a nossa parceria estratégica com a ASCENZA/SELECTIS. Esta colaboração irá alavancar as nossas forças combinadas para impulsionar a inovação, melhorar as experiências dos clientes e fornecer um valor excecional aos olivicultores e citricultores. Juntos, estamos empenhados em alcançar novos marcos e definir os padrões do sector.”
Rui Correia, Diretor Central de Marketing para a Proteção das Culturas do Grupo Rovensa, manifesta a sua forte confiança na capacidade do produto para trazer benefícios significativos aos agricultores. "Esta solução baseada em feromonas oferece uma abordagem sustentável para a gestão de pragas, garantindo eficácia a longo prazo e seletividade para os insetos benéficos. Concebida para revolucionar as práticas agrícolas, está provado que proporciona excelentes resultados com apenas uma única aplicação no início da estação, oferecendo tranquilidade aos agricultores. Esta solução está a ser desenvolvida e adaptada para os mercados de Portugal, Espanha, Itália e Grécia, garantindo que responde às necessidades e desafios específicos destas regiões.”